Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente
Segurança Pública

4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar atendeu quase 900 ocorrências em 2024


Com área de atuação em 11 municípios, incluindo Guaporé, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Casca, Serafina Corrêa, Santo Antônio do Palma, União da Serra, Montauri, São Domingos do Sul, Vanini e Vista Alegre do Prata, os servidores do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (4º PelBM) atenderam quase 900 ocorrências nos 366 dias de 2024. São cerca de 75 por mês. O balanço, apresentado pelo comandante, tenente Matos, no dia 31 de dezembro, mostra o quantitativo e a importância da corporação estar bem estruturada e contar com profissionais capacitados.

Entre as 877 ações realizadas pelos 15 bombeiros lotados no 4º PelBM, destacam-se: 74 combates a incêndios em residências, veículos e vegetação; 463 atendimentos pré-hospitalares (ambulância resgate); 22 cortes de árvores em rodovias, estradas e em propriedades; 176 buscas, salvamentos e resgates terrestres e aquáticos (pessoas desaparecidas e resgate de animais) e um vazamento de produtos perigosos. Além destas, foram 76 auxílios a órgãos e instituições e 65 manejos de insetos.

O ano, conforme o tenente Matos, foi extremamente desafiador e, mais uma vez, a guarnição esteve em campo e de forma incansável atuando para salvar vidas em mais uma catástrofe climática. Na oportunidade, a cheia dos rios atingiu níveis históricos e as chuvas provocaram inúmeros deslizamentos e quedas de barreiras.

“Nossos bombeiros estiveram lado a lado com as comunidades atingidas. Atuamos, não só em Guaporé e nos municípios da nossa área, mas em cidades duramente castigadas como Muçum, Roca Sales, Bento Gonçalves, Anta Gorda e Pelotas. Arriscaram suas vidas para salvar outras”, disse Matos.

Mesmo com dificuldades na aquisição de materiais, equipamentos de proteção individual e manutenção de viaturas com a extinção do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Miliar (Funrebom) em 2021, o comandante parabenizou a comunidade que esteve sempre ao lado e colaborou para que os serviços fossem executados com o que havia de melhor.

“Através do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que nos apoiou durante este ano, alcançamos condições melhores para desempenhar nosso papel. Somos gratos às entidades, instituições financeiras, empresários e pessoas que, de alguma forma, perceberam nossas necessidades e estenderam a mão. Doaram materiais e equipamentos essenciais para que pudéssemos continuar salvando vidas. Nosso muito obrigado. Encerramos 2024 agradecendo e com a certeza do dever cumprido”, concluiu o tenente Matos.

Para 2025, os bombeiros do 4º PelBM continuarão atendendo de forma ágil as ocorrências de urgência e emergência nos 11 municípios sob responsabilidade.


Data: 03/01/2025 12:11:55
Autor: Texto: Eduardo Cover Godinho/Rádio Aurora 107.1 FM Foto: Divulgação